Páginas do Blog

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Problema com o sono: dormir sobre o lado esquerdo.

Nas últimas semanas, estou sofrendo um pouco devido ao tamanho da barriga e aos seis quilos a mais desde que engravidei. Não consigo encontrar posição decente pra dormir, e deduzindo por mim mesma, dormir de barriga para cima ou de barriga para baixo não são as melhores opções agora.

De barriga pra baixo, copiando a frase do livro "O que esperar quando você está esperando", é tão confortável como dormir sobre uma melancia. Sem contar que pra mais desesperadas, pode acabar diminuindo o espaço do pequeno dentro do já limitado útero. De barriga para cima, como eu bem deduzi e depois descobri que era verdade, todo o peso do seu útero vai ficar sobre a sua coluna. Já não basta se sentar toda torta, fazer força pra mover objetos, ficar o dia todo sentada num computador ou outro lugar (de modo desconfortável), pelo menos na hora de dormir é melhor dar um tempo pra coluna.

Recomenda-se então que as gravidinhas durmam viradas sobre o lado esquerdo.
Por quê? Pra mim, dormir sobre o lado esquerdo era o mesmo que tortura, levava horas pra cair no sono, e o lado direito era a posição do paraíso.

Ontem, porque fazia uns três dias que eu tinha adotado a posição de deitar sobre o lado esquerdo pra dormir, eu queria descobrir o porquê dessa recomendação:

"quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê. " (Fonte: Revista Crescer Online)

A posição também é chamada de "Decúbito lateral esquerdo", e para evitar dor nas costas o ideal é usar um travesseiro no meio das pernas, que também devem estar cruzadas.


Veia cava? Que é isso?
Pra quem gosta de entender melhor, aí vai uma pequena aula de anatomia.

O coração bombeia sangue oxigenado a partir do lado esquerdo para o resto do corpo. A aórta, conhecida artéria de vocês, é a responsável por fazer essa distribuição, depois de se ramificar em vários outros vasos. O sangue chega nos tecidos do corpo deixando neles oxigênio, e retorna pro coração por uma séria de outros vasos. No caso dos membros inferiores, assim como uma parte dos órgãos internos (inclusive o útero) esses vasos desembocam num "vaso principal" que retorna pro lado direito do coração. Esse vaso principal é a veia cava inferior, que conforme a gestação progride, fica pressionada caso a gestante se deite de costas ou sobre o lado direito.

<< Lado esquerdo ----- Lado Direito >>

Então, agora está explicado.
Inclusive, ficar deitada de barriga pra cima ou do lado direito pode gerar falta de ar. Ontem fiquei cerca de uma hora e meia deitada de barriga pra cima e não foi pra menos que comecei a passar mal.

No próprio hospital recomenda-se que a mãe que está começando o trabalho de parto fique deitada sobre o lado esquerdo pra oxigenar melhor o feto. Existe inclusive modo de fazer o parto nessa posição (parto lateral).

A partir de agora, vou ter que me acostumar a dormir do lado esquerdo, mesmo sendo tortura.
I:

Um comentário:

  1. Jenii só vc msm pra além de compartilhar suas experiências pessoais, ainda ensinar noções de fisiologia/anatomia/e afins kkk Achei otima a ideia do blog! E aguenta firma pq logo logo o Cesar tá chegando e, pelo jeito, vc será a mãe mais coruja desta cidade!
    Vane

    ResponderExcluir