Páginas do Blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Dia 19/05 - Dia da doação de leite humano

No dia 19 de maio se comemora o Dia Internacional da Doação de leite humano, nos países da América do Sul, América Central, Europa e África. 
Hoje fui levar meu vidrinho pra Enfermeira que recolhe as doações aqui no bairro toda terça-feira e recebi um pequeno mimo de agradecimento pela doação que faço quinzenalmente:
Confesso que foi uma coisa que me motivou um pouco mais a continuar recebendo os vidros vazios. Eu nunca consegui encher um até a tampa, mesmo que recolham o leite só quinzenalmente. Tenho tomado muito mais líquido do que de costume, pensando muito não só em nutrir o César, mas também em ajudar o HC e o banco de leite deles que estava com falta de leite há algum tempo. Esse presentinho me animou - ainda que eu não consiga estocar meio litro de leite em 14 dias, o pouco que consigo contribuir já é muito! Tanta mulher que não pode ou não quer, e joga o leite na pia, sem doar pra quem precisa... E eu aqui me esforçando por cumprir um compromisso que assumi, que me faz sentir melhor. Já é uma grande coisa!

     E por que doar leite humano?
Os bancos de leite humano são importantes promotores do aleitamento materno exclusivo - que é um dos maiores benefícios aos bebês até os 6 meses de idade, impedindo o desenvolvimento de n doenças e distúrbios  prevenindo mortes, etc. Eles recebem de mães saudáveis o leite que porventura esteja "sobrando" nos seus peitos de nutriz - hiperlactação, o rebento começou a comer e diminuiu drasticamente as mamadas, você produz um pouco de leite a mais mesmo, você toma muito líquido e está sobrando um cadin de leite que vc morre de dó de jogar fora, etc.
A importância está basicamente no para quem vai esse leite doado. Depois de pasteurizado, pra que haja eliminação de qualquer bactéria, fungo ou microorganismo vivo que possa fazer mal aos bebês, o leite vai principalmente para aqueles em UTI neonatal, prematuros, com imunidade suprimida, com infecções, que não possuem reflexo de sucção ou bebês que não podem de alguma maneira receber o leite da própria mãe. Muitos hospitais (geralmente os que mantém um banco de leite próprio) evitam o uso de leite artificial na UTI neonatal, e preferem dar o leite materno, que é muito mais completo e seguro para estes bebês.
Cada vez que lembro disso fico com muito mais vontade de doar leite!

     Quem pode doar?
Qualquer mulher que não seja portadora de doenças infecciosas, e que tenha leite suficiente para seu bebê e para doar. Geralmente o banco de leite vem na porta da sua casa pra pegar o frasco com o leite estocado. Se você quiser, pode ainda se deslocar até o banco de leite e pedir que o leite seja esgotado dos seus seios. Mas isso acho que vale mais a pena praquelas mulheres que têm hiperlactação, ou seja, que estão sempre com os peitos cheios e não sabem mais o que fazer, rs.

    Eu não amamento, como posso ajudar o banco de leite?
Bom, aí você se pergunta isso e eu digo que você contribuir comprando nescafé (ou qualquer outro café solúvel que tenha embalagem de vidro com tampa de plástico) e doando o vidro com tampa de plástico para o banco de leite. O idela é que seja daqueles médios, com até 300g de conteúdo, porque os vidros grandes são MUITO grandes e os bancos não mandam pras mães estocarem leite (o vidro não cabe no freezer em pé, e o leite não pode encostar na tampa de plástico pra ser armazenado).
Então, se você tem vidros em casa sobrando, dá uma pesquisada sobre os bancos de leite da sua região e contribua você também; :)

"Às mães de qualquer nação
às mães de qualquer cor
Às mães de fé e coração
às mães que cuidam com amor

Às mães que desejaram ser
às mães que foram mães sem querer
às mães que ainda tentam gerar
às que continuam a esperar

Às mães que se tornaram sem saber;
que criam filhos que não são seus;
que descobriram em seu ser
o amor infinito, abençoado por Deus.

Que encontre a força e a coragem;
que receba na família o suporte;
que seu caminho seja iluminado;
que a Vida seja plena de boa sorte.

A todas as mães "prematuras"
Às mães "maduras" também,
Porque ser mãe na vida de alguém
É ser algo eterno e sem medida;
Nada substitui seu amor e carinho;
Amor maior incondicional na vida."

Homenagem da equipe do Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas
Poema que veio no verso da Menção Honrosa :)

Parabéns pra todas as mulheres que nutrem a seus próprios rebentos (às vezes um, às vezes dois, às vezes três...) e também tiram um tempinho pra ter filhos de leite doando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário