Páginas do Blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O qu'é que a doula tem?

Ao contrário de todas as baianas, as doulas não tem a saia rodada (pelo menos as que conheço). Mas sem dúvida nenhuma uma doula tem muita importância pra uma mulher grávida. 
Hoje, depois de ter parido, eu diria que sem uma doula eu talvez não fosse capaz de ter aguentado firme - aguentado firme os últimos instantes de gestação, sem ficar me perguntando se eu conseguiria mesmo, se eu aguentaria os familiares perguntando se o bebê já havia nascido; aguentado firme algumas horas com as dores das contrações, lembrando que em certos momentos, se eu estivesse no hospital e sem doula, eu provavelmente teria implorado por uma anestesia que improvavelmente viria a me acontecer.


Já fiz aqui uma brevíssima explicação sobre o trabalho da doula, mas lendo hoje me parece muito superficial - a ponta da ponta do iceberg. A doula tem amor por aquilo que faz... A doula tem um envolvimento que vai além do trabalho, vai além da relação contratada e contratante... A mulher que é doula de verdade vai acabar mantendo um laço inexplicável com a gestante - o nosso foi tão especial que nossa doula Niti acabou sendo também madrinha do nosso filho. 

Em entrevista a uma rádio universitária daqui de Curitiba, eu tentei expressar em poucas palavras o que era a doula, e acho que fui muito mais feliz na explicação. "A doula vai cuidar da gestante num plano subjetivo, psicológico muitas vezes, trabalhando com a mulher as questões relacionadas ao seu corpo, à sua  capacidade de parir, à sua natureza mamífera; e também pode trabalhar nesse mesmo sentido com o companheiro". 

A doula vai formar uma tríade com a mulher e o companheiro, a fim de se estabelecer uma relação de confiança, que permita: 
- à mulher não precisar se preocupar com nada além de se concentrar em seu trabalho de parto e parto, com a chegada do bebê; 
- ao companheiro não precisar se preocupar com nada além de incentivar sua parceira durante o trabalho de parto, acariciar, estar perto, passar aconchego e confiança que só ele pode passar e, claro, recepcionar também o bebê.
Também vai permitir à equipe que assistirá ao parto que não precisem se preocupar com nada além de monitorar a gestante e o bebê, e confiar que eles dois podem passar pelo parto até o melhor desfecho. Nem enfermeira nem médicos precisarão ocupar a posição da doula.


Pra mim, a doula foi a figura para a qual eu recorria no momento de dor, de insegurança, de dúvida, de necessidade de ver que alguém "de fora" também confiava que eu estava no caminho certo. Em pensamento, lembrando todos os encontros antes do trabalho de parto, das lições sobre o meu próprio corpo, das conversas sobre como o parto é um momento transformador.... Recorri fisicamente, me abraçando com ela nas contrações, na palavra expressada - "Dói!" -, no toque, no olhar. Ela prontamente esteve ali em todos os momentos, acreditando em mim, sendo a figura que sempre transmitiu segurança e confiança, carinho feminino que toda mulher merece ao parir.


Sem ela talvez eu não tivesse conseguido.
Sem ela talvez eu não tivesse me transformado tanto com o meu parto.

É por isso que hoje eu agradeço muito a ela por isso. 
Acho que nunca expressei isso diretamente a ela em palavras "Muito obrigada por tudo, você foi muito importante pra mim"... Falha minha, porque é o mínimo que eu poderia ter dito. Não tem dinheiro no mundo que compense a palavra de gratidão. Por isso também peço desculpas.
Então, Doula minha, repito: MUITO OBRIGADA, você foi muito importante pra nós todos. Também não dá pra deixar de agradecer ao Raul, seu marido fantástico, e um ótimo "doulo" - acho que esse pedaço do agradecimento também tem que ter uma contribuição do Gustavo, futuramente.
E pra você que se questiona se é realmente necessário ter uma doula, eu respondo que sim, é. 
Nunca tenha dúvidas disso.

"Que carinho gostoso dessa madrinha..."

"Se a doula fosse um medicamento, seria antiético não o usar." - John Kennell

Nenhum comentário:

Postar um comentário