Páginas do Blog

domingo, 2 de setembro de 2012

Recebendo ajuda de uma doula

Como eu disse no post anterior, eu falei com minha Autoridade Sanitária (uma mulher que teve três partos normais e me veio com papo de 'você é muito pequenininha') para trocar pra Victor Ferreira do Amaral (maternidade de Curitiba que conta com enfermeiras que prezam pelo parto humanizado e que não é GARANTIA de rolar um parto humanizado natural, mas que tem muito mais chances do que a Mater Dei). 
Inconformada por ela me tratar como uma louca com mania de perseguição, na mesma semana fui, junto com o Gustavo, conversar com a Niti, na Casa Vivà, um lugar muito muito aconchegante (acho que o termo "Casa" foi muito bem apropriado, rs). Aproveitamos pra comer um lanchinho enquanto mais ouvíamos do que participávamos do encontro de Mães e Bebês.
Enfim, acho que a Niti até ficou cansada de me ouvir falar, falar, falar - mas eu precisava tanto! E saindo de lá me senti muito mais calma - apesar de não ter resolvido nada imediato.
Foi uma conversa pra refletir por uns dias no que vou fazer da vida nas próximas semanas ainda...
Só sei que nesta mesma semana, vou voltar à minha US pra trocar de maternidade - e não arredo o pé até trocar de fato ou me expulsarem de lá.

E porque a conversa com a Niti foi tão boa?
Acho que agora cabe esclarecer aqui o que de fato é uma doula.

O significado principal da palavra doula é "mulher que serve". Mas uma frase tão simples não ilustra tudo que uma doula pode fazer por você. Hoje, doula é a mulher que foi capacitada para acompanhar a mulher, antes do parto, no trabalho de parto, na hora do parto, e no puerpério também. A doula não vai substituir o parceiro - ela vai dar apoio à gestante e ao parceiro, formando um "círculo perfeito" - mãe e parceiro juntos, com o apoio emocional da doula, que também serve de ponte, no hospital, entre os dois e a equipe médica.
Antes do parto, a doula faz o acompanhamento do casal, explica intervenções que podem ocorrer, pode ensinar a mulher posições para se sentir mais confortável no trabalho de parto, entre muitas outras coisas.
No parto, a doula diminui os efeitos de a mulher estar num ambiente hospitalar, em que pouco há de familiar e acolhedor, na maioria das vezes. Até mesmo no pós-parto, pode ajudar com a questão da amamentação.

A Nitiananda é uma doula ("uma" doula... é "a" doula!), que se ofereceu para me acompanhar. Aceitei de coração, já que meu desespero nessa altura da gestação é tanto que acho que vou precisar de conforto de verdade, e não por só terem me recomendado muuuito ter uma doula. Pelo menos o trabalho de me ensinar o que pode ou não acontecer no parto ela já não vai ter - fui autodidata até agora, hehe.

A partir de agora vou ver se consigo participar também das atividades na Casa Vivà, que acontecem toda quarta-feira. 

Planos novos pra próxima semana, contando com o apoio de mais gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário